quarta-feira, 1 de abril de 2009

Manutenção Preventiva é mais segurança

A frota brasileira de veículos está em boa parte sucateada, isso é um grave risco no trânsito das cidades e das rodovias.
A frota brasileira de veículos está em boa parte sucateada, isso é um grave risco no trânsito das cidades e das rodovias.
As pesquisas realizadas nos últimos dez anos mostram que os defeitos não atingem apenas veículos antigos ou visivelmente deteriorados, mas também os relativamente novos ou com menos de cinco anos de idade, como indica o quadro a seguir.
O proprietário de veículo no Brasil geralmente não considera econômica a manutenção preventiva. Somente quando o veículo necessita da manutenção corretiva ele procura uma oficina de sua confiança. Não avalia que a negligência em relação ao bem pode custar caro, acabar com a própria vida ou ainda colocar em risco a de outras pessoas. Não avaliando adequadamente riscos, ele não os administra.
Como se sabe, apesar de ser obrigatória a Inspeção Técnica Veicular – ITV – desde 22 de janeiro de 1998, as autoridades federais ainda não regulamentaram a Lei do Código de Trânsito Brasileiro – CTB – nesse aspecto.
A falta de cumprimento da lei que determina que o Conselho Nacional de Trânsito – Contram – regulamente a ITV, para que então seja implementada, faz com que aumente o nível de risco no trânsito brasileiro. O Conselho Nacional de Meio Ambiente – Conama – já regulamentou a lei nos aspectos de sua competência.
É importante salientar que a partir do artigo 1º, parágrafo 3º, da mesma lei, os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito respondem objetivamente por erro ou omissão quando não disponibilizarem o exercício do trânsito seguro.
Em data relativamente recente, foi realizada uma pesquisa em que o levantamento pericial de 85 casos de acidentes com vítimas, em São Paulo, mostrou que em 27% dos casos foram constatadas falhas no veículo como causa do acidente.
Além de piorar a segurança no trânsito, a omissão em relação à ITV aumenta os riscos para a saúde da população pelo agravamento das condições de poluição veicular.
Outro aspecto negativo é a quebra do veículo no meio do trânsito, que na cidade de São Paulo obriga a Companhia de Engenharia de Tráfego – CET – a remover diariamente cerca de 800 veículos da via pública, ocasionando piora na circulação já complicada.
A solução está na sensibilização do proprietário do veículo para importância da manutenção preventiva e da vontade política do governo federal, demonstrando que o trânsito é prioritário.
Leandro Cantele-Cantele Centro Automotivo

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